top of page

Comentário sobre Fios de prata de Raphael Draccon


Outro dia estava lendo o livro Fios de Prata, perdido em pensamentos, e ao fim do capítulo me deparei com algo um tanto quanto estranho. Os músculos do meu braço estavam tensos e contraídos. Meu coração batia forte. E um prazer descomunal passou a percorrer meu corpo. Minha mente ficou confusa e comecei a imaginar se não estava entrando nos reinos do sonhar. Mas estava enganado. Era tudo real.

O livro foi capaz de me transportar para outra dimensão. Foi incrível. E me lembrei de que o último (um dos poucos) que me causou isso foi a Guerra dos Tronos de George Martin que, na ocasião, um fato estranho chamou muita atenção.

Estava em casa sozinho. Sentado em meu canto nerd (uma mesinha de computador com livros, um notebook e diversos cd´s, pen drives, cartões de memória, fone e um HD externo e, é claro, uma Bíblia inglês e português NVI). Lembro que lia sobre o personagem Bran, filho de Ned Stark, que estava em coma e com a sentença de nunca mais poder andar depois de ser empurrado janela abaixo pelo cruel Jaime Lannister após tê-lo visto praticando um incesto com sua irmão, Cercei.

O capítulo narrava um sonho de lobo ao qual Bran se encontrava com um corvo que insistia para que abrisse seu terceiro olho. Tal olho o possibilitaria de fazer coisas incríveis como voar e andar novamente, além de passar a viver uma segunda vida na pela de seu lobo.

Bran passou a voar e se questionar, em sonho, se aquilo era real. O capítulo estava tenso e a dimensão eriçava a pele, foi então que comecei a escutar um barulho no piso do quarto como gotas de chuva caindo em cerâmica. Tirei os olhos do livro e passei a olhar para o chão. O barulho cessou e voltei a ler. No livro Bran se deu conta de que estava voando e que era impossível e começou a cair na escuridão. Sua visão foi tomada de negro e ele apenas caia e caia. O barulho no piso começou novamente e voltei a interromper a leitura para olhar. O som começou a ficar mais intenso e rápido ao mesmo tempo em que ia ficando mais alto e então aconteceu...

Morava em uma casa de dois andares e naquele momento estava no último cômodo do segundo andar. Para além do meu quarto havia apenas um terreno baldio e vivia com medo de a casa cair e tudo ir por terra abaixo. Inclusive tive diversos sonhos sobre isso, mas essa é uma outra história.

Minha visão de um piso normal com barulho deu lugar a uma sequência de destruição da cerâmica marrom que passou a rachar de uma ponta a outra do quarto fazendo um barulho ensurdecedor. No mesmo instante levantei da cadeira e fui correndo pra fora, imaginando que a casa estava caindo...felizmente estava enganado.

Depois de um tempo me disseram que aquilo era normal e que se tratava de uma pressão da terra ou coisa parecida e que acontecia com frequência em prédios. Para todos parecia normal, mas vai dizer isso ao meu coração que quase saiu da boca.

Bem, o fato é que tudo pareceu se ligar a queda de Bran que partia para uma escuridão sem fim e que o fez acordar do coma e essa experiência deixou marcado para sempre aquele livro em minha mente (não atoa estou lendo o quarto da série), fato que está se repetindo com Fios de Prata.

O livro é bom. Sem meias palavras. Raphael Draccon acertou em cheio e da orgulho ao nosso país. Indico este livro para amantes da literatura. Não importa o gênero que goste. O livro narra um romance em meio a sonhos, pesadelos e guerras sobrenaturais...

T.S. Duque


Recent Posts
Archive
bottom of page